Logo NIC.Br Logo CGI.Br

Regulamento

Curso de Formação de Professores Multiplicadores para uso consciente e responsável da Internet

OBJETIVO: Estes cursos são frutos da união de esforços do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br/CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil e da Safernet Brasil, visando contribuir na formação de educadores para uso consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania, para a promoção da cultura e do desenvolvimento tecnológico, conforme previsto no art. 26 do Marco Civil da Internet - Lei nº  12.965/14. 

O curso busca  trabalhar com os  educadores  temas atuais como: Cidadania e Direitos Humanos on-line, Segurança das contas e dos aparelhos, Cyberbullying, compartilhamento de imagens íntimas (Nudes) e desafios violentos. Além da reflexão crítica, o curso oferecerá orientações sobre como abordar esses temas nas escolas,  como denunciar casos, como buscar ajuda e como criar atividades pedagógicas para promoção do uso consciente e responsável da Internet. 

PÚBLICO ALVO e PRIORIDADES: Os cursos são destinados prioritariamente a professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, com possibilidade de inclusão de outros participantes conforme critérios indicados no item "PREENCHIMENTO DE VAGAS". 

CUSTO: Os cursos serão totalmente gratuitos,mas os participantes serão responsáveis por todas as despesas relacionadas ao seu deslocamento até o local do curso, independentemente de sua cidade de origem. A organização oferecerá almoço no dia do curso. Não há oferta de bolsas para participação nestes cursos. 

NÚMERO DE VAGAS: A cada Turma serão admitidos até 50 alunos.

INSCRIÇÃO: Os interessados em participar de um dos cursos deverão realizar inscrição através do site: http://www.safernet.org.br/site/cursos. As inscrições estarão abertas 60 dias antes da data de início do curso e encerrarão quando o número de vagas se esgotar. 

TURMAS e DATAS: Serão realizadas 4 turmas no ano de 2018, nas seguintes datas:

Turma 01 - 27 de março de 2018

Turma 02 - 03 de maio de 2018

Turma 03 - 24 de agosto de 2018

Turma 04 - 19 de outubro de 2018

LOCAL: Na sede do NIC.br - Av. das Nações Unidas, 11541 - 7º andar - Brooklin - São Paulo e CEP: 04578-000

DURAÇÃO e HORÁRIO DO CURSO: O curso será de um dia, das 8:000hs as 18hs. 

PREENCHIMENTO DE VAGAS: 

 As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 60% das vagas de cada curso serão destinadas a profissionais da rede pública de ensino e 40% da rede privada. Caso não haja inscritos suficientes para essa proporção, as inscrições serão aceitas sem diferencial. 

Serão admitidos, na mesma turma, até 4 inscritos da mesma instituição de ensino. Educadores de instituições não contempladas nas primeiras turmas terão prioridade nas turmas subsequentes. 

A cada turma, havendo ainda vagas remanescentes não preenchidas por profissionais de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, serão admitidos outros participantes na seguinte ordem de prioridade: a) professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas e privadas da educação infantil; b) professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas e privadas do ensino superior;   c)) estudantes de escolas públicas e privadas do ensino superior; d) profissionais vinculados ao Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, CAPS, CRAS, CREAS e ONG’s vinculadas); e) pessoas de diferentes áreas de formação que comprovem atuar diretamente na área da educação com  formação de professores e/ou alunos.

MATRÍCULA: Para efetivação da matrícula e confirmação de preenchimento de vaga, é necessária que o inscrito responda o email de confirmação que será encaminhado pelos organizadores do curso. 

DESISTÊNCIAS E CANCELAMENTOS DA MATRÍCULA: Em caso de desistência do curso, o aluno deverá solicitar o cancelamento da matrícula em até 07 dias antes do início do curso, para que sua vaga possa ser destinada a outro/a interessado/a. Caso o aluno tenha efetivado sua matrícula e não compareça (sem solicitar o cancelamento da matrícula) ficará impedido de participar de outros cursos.

CERTIFICADO: O participante terá direito ao certificado de participação no curso, desde que esteja presente por no mínimo 6 horas e 30 minutos da programação do dia do curso e haja justificativa formal para a ausência

O certificado de participação será entregue ao participante após a última aula do dia do curso.